A importância do Grupo Steno

Em nosso propósito de oferecer acessibilidade para o maior número de pessoas possível, conhecemos histórias de vida incríveis que nos estimulam a seguir em frente com nossa missão. No encerramento deste ano tão desafiador, revisitamos alguns dos entrevistados em nosso blog. Queríamos ouvi-los para entender se, de fato, nosso trabalho tem feito a diferença em suas vidas – e de que forma. Além de, claro, nos colocar à disposição para ajudá-los ainda mais nos próximos anos. 

Com a palavra, aqueles que são a razão de o Grupo Steno existir.

Lak Lobato é comunicadora, escritora e palestrante. Ficou surda aos nove anos de idade e recuperou a audição já adulta por meio de um implante coclear. Ela participou do artigo “Home office: como se adaptar a esta nova realidade?” e utilizou o serviço do Grupo Steno no evento em comemoração aos 10 anos do seu blog Desculpe, não ouvi!

“Foi um evento presencial e tivemos palestras com legenda ao vivo do Grupo Steno da melhor qualidade. O trabalho de vocês foi fundamental para tornar o evento acessível a um público constantemente esquecido. A sociedade tende a achar que basta LIBRAS para atender a audiência com perda auditiva. Nada mais longe da verdade. Muitos precisam de português escrito para se sentirem incluídos, especialmente em eventos ao vivo, seja presencialmente, seja on-line. Obrigada, Grupo Steno, pelo trabalho fundamental”.

Angélica Gama é cantora e estenotipista. Cega, ela procurou a Steno para receber treinamentos mais específicos para adquirir velocidade e realizar legenda em Tempo Real (CC). Como no momento o curso não estava em aberto, passamos dicas para auxiliar o seu desenvolvimento. Ela participou do artigo “Um exemplo de luta e superação: Conheça a trajetória da estenotipista e cantora Angélica Gama”.

“A legendagem para as pessoas com deficiência auditiva é muito importante. O Grupo Steno é único e faz com maestria esse trabalho. Minha contribuição como estenotipista e pessoa cega é poder ajudar surdos por meio de closed caption para que possam ter acesso aos sons, assim como a audiodescrição oferece às pessoas com deficiência visual acesso às imagens. A missão da Steno é de extrema importância e de relevância única para que todos possam ter acesso às mesmas informações”.  

Mellina Hernandes é formada em turismo, criadora do blog 4 Patas pelo Mundo e influencer. Ela tem uma degeneração na retina chamada distrofia de cones e bastonetes, o que a fez perder parcialmente a visão na infância. Em 2011, por conta de uma catarata, perdeu totalmente a visão. Mellina participou da reportagem “Com um cão-guia pelo mundo”.

“Recentemente dei uma entrevista para o Grupo Steno falando sobre o turismo acessível. É muito importante abordar esse tema, porque é essencial que todos saibam que as pessoas com deficiência também viajam e querem ter direito ao lazer. A preocupação de vocês com a acessibilidade garante mais igualdade para as pessoas com deficiência. É sempre muito bom saber que existem pessoas e empresas preocupadas em oferecer esses recursos. O trabalho de vocês é fundamental, muito obrigada por toda a dedicação!”

 Josué dos Santos é pedagogo, especialista em educação especial. Tem deficiência visual devido a um glaucoma. Ele participou do artigo “Matemática para todos”. 

“Queria agradecer ao Grupo Steno pelo trabalho que tem feito, por divulgar os materiais sobre pessoas com deficiência. Esses projetos são maravilhosos e pouco divulgados, então parabenizo os profissionais que se preocupam em trazer ideias novas e projetos diferentes, que não são reconhecidos pela sociedade. Vale a pena visitar a página e conhecer seus produtos, que são muito bacanas. Apresentaram-me ao Grupo Steno e eu gostei muito, tem muita coisa para aproveitar. Parabéns pelo trabalho brilhante que vocês têm feito e espero que continuem por muito tempo, para propagar cada vez mais a acessibilidade para todos”. 

Sara Bentes é cantora, atriz e escritora.  Perdeu totalmente a visão aos 27 anos devido a um glaucoma congênito. Ela participou do artigo “Atores cegos se unem para entrar em cena” e nos conheceu após um convite para participar do blog.

 “É muito importante o trabalho do Grupo Steno de garantir a acessibilidade. Já faz tempo que a gente necessita de um mundo para todos, então toda iniciativa nesse sentido é fundamental. Não conhecia a empresa e fiquei muito impressionada com o trabalho de vocês. Gostei também da parte de notícias do site, acho incrível a forma como vocês abordam temas necessários e de forma sensível. Só tenho a agradecer, exaltar e elogiar a Steno, reconheço que vocês têm real interesse em promover a inclusão e a acessibilidade. Parabéns!”.

O Grupo Steno tem orgulho de proporcionar serviços que garantem acessibilidade a um número sempre maior de pessoas. Queremos cada vez mais expandi-los para que todos possam usufruir momentos de cultura, entretenimento e informação. Seguimos fortes em busca da inclusão!

Notícias relacionadas

Conhecendo o estenótipo

Primeiro Manual de LIBRAS para Ciências

Todos podem colocar as mãos no volante

Como surgiu a Língua Brasileira de Sinais

Estudantes criam tecnologia deficiências visual e auditiva

Com um cão-guia pelo mundo

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
EnglishPortuguêsEspañol
Skip to content